7 de nov. de 2011

Mutirão da Limpeza

  Cerca de 300 quilos de lixo foram retirados da Lagoa da Saudade, no Morro Nova Cintra, em Santos, durante ação voluntária realizada por 20 alunos da Unisanta. 
  No meio de tantos detritos, até um teclado de computador foi encontrado, mas a “descoberta” não surpreendeu os alunos do Instituto Eco Faxina, que realizaram entre as 10 e as 13 horas uma campanha ecológica nesse bairro santista. O lixo foi levado para o aterro sanitário pela Terracom.



Mutirão da Limpeza

  Cerca de 300 quilos de lixo foram retirados neste domingo da Lagoa da Saudade, no Morro Nova Cintra, em Santos, durante ação voluntária realizada por 20 alunos da Unisanta. 
  No meio de tantos detritos, até um teclado de computador foi encontrado, mas a “descoberta” não surpreendeu os alunos do Instituto Eco Faxina, que realizaram entre as 10 e as 13 horas uma campanha ecológica nesse bairro santista. O lixo foi levado para o aterro sanitário pela Terracom.



"Florentina" - A Jacaré

     A ''simpática'' jacaré, apelidada de Florentina pelos moradores do local, as vezes saía para se exibir.

"Florentina" não foi a única jacaré encontrada por lá. Na foto, outro animal, mas filhote, se encontrava andando pela avenida perto da Lagoa da Saudade, e também foi transferido para um criadouro.



Mas se você acha que dois jacarés já eram muitos, vem aí o terceiro. Essa jacaré fêmea foi encontrada procurando algum lugar para depositar seus ovos, mas assim que encontrada, ela foi capturada pelo Corpo de Bombeiros e também foi transferida.
Essa foto retrata a "Florentina", quando saia para seus passeios. O animal se encontra tomando um banho de sol. Muitos moradores afirmam não ter medo do bicho, mas também não arriscam provocá-lo.

O Jacaré

   A falta de memória criou mais uma lenda em poucos anos, já que mesmo no tempo de sua presença na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, muitos duvidavam até que ele existisse, já que poucos o viam. Mas o famoso jacaré de vez em quando aprontava das suas, e foi uma de suas últimas artes que determinou a transferência do animal.
  O carisma do bicho - enfim batizado com o nome Florentina (de uma música popular no rádio e na TV), antes mesmo de se saber se é macho ou fêmea, ou se há mais de um - foi mais forte: o problema foi repensado, repensado, adiado... e o jacaré foi ficando... ou os jacarés...
   No dia 7 de fevereiro de 2004, o jacaré resolveu dar uma passeada:
"Um jacaré fugiu de uma lagoa e se escondeu dentro de uma casa em construção, em Santos, no litoral paulista. Os soldados do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para laçar o animal, que tentou escapar várias vezes.
Depois de várias tentativas, o jacaré foi capturado com a ajuda de estudantes de Biologia e Veterinária, que cobriram os olhos do animal e conseguiram amarrá-lo. Por orientação do Ibama, o jacaré foi levado de volta à lagoa."

  O jacaré que vivia no lugar há oito anos, foi transferido para um zoológico no Rio de Janeiro, essa decisão foi tomada pelo Ibama após ele ter saido da lagoa e também por que aquele não era um habitat adequado para o jacaré, que representava risco para a população. No dia 5 de março de 2004 o jacaré deixou a lagoa em que vivia, mas muitos moradores acreditam que ainda existem jacarés no lugar até hoje.

Curiosidades

  Nova Cintra é um bairro de planalto, assentado no vale formado pelos morros Cotupé, Água Branca ou São Jorge, Marapé, Jabaquara, São Bento, Penha e Nova Cintra. De clima ameno, assemelha-se a uma grande bacia. Tem uma cascata natural e uma lagoa, a da Saudade.
 O espaço dispõe de quiosques, playground e quadra para jogos, sem contar a própria lagoa. A ponte que corta a lagoa receberá novo madeiramento. 

Seu verdadeiro nome é Tachÿ, de origem indígena, que quer dizer escarpa escorregadia. O nome Nova Cintra foi dado por Luiz de Matos, português que ali se fixou e que está ligado à história de Santos. O lugar também é conhecido por Tachinho e muitos o chamam de Tachinho de Martim Afonso. Por algum tempo chamou-se Morro dos Prados.

   A lagoa é um patrimônio ecológico e turístico que vem sendo alvo de empreendimentos imobiliários que põe em risco diversos aspectos relacionados a qualidade de vida do local.

Você conhece o projeto das novas construções na Lagoa da Saudade?
São (são 5 torres de 14 andares), denominadas ENGENHO DE NOVA CINTRA.

Você entende que a Lagoa da Saudade vai sofrer um impacto ambiental imprevisível, poderá modificar-se drasticamente e até mesmo desaparecer?

Vamos ver aumentado o fluxo de veículos de forma crítica.



  Em junho de 2000 quase 2 toneladas de carpas húngaras foram lançadas em suas águas. Por isso o local vive sempre rodeado de pescadores de todas as idades.


  Tratamento paisagístico, jardinagem, pintura e
remanejamento de brinquedos foram alguns dos servi-
ços que a Prefeitura realizou na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Além disso, todas as
segundas-feiras, o parque fica fechado para realiza-
ção de uma faxina geral. Funcionários da PMS realizam limpeza dos seis quiosques, dos dois banheiros
além da manutenção dos jardins. A revitalização da
lagoa é realizada pelo Departamento de Assuntos
Comunitários-Morros (Deac/Morros).

A Lagoa

A Lagoa da Saudade, ou Lago do Jacaré, é um local com cerca de 200 mil m², é um lugar de lazer e paz. Ótimo para pesca e um dia de família no final de semana. Existe uma ponte de acesso a um trecho de Mata Atlântica preservado, próprio para caminhadas, é atração certa para as crianças. Perto da lagoa existe a Gruta de Santa Sara Kali, a primeira do país em homenagem à padroeira da comunidade cigana, local onde se apresentam grupos de diversos clãs. A Lagoa da Saudade é cercada de mistérios e muitas curiosidades. Tem aqueles que acreditam que ela é a cratera de um extinto vulcão e suas águas já abrigaram nada menos que três jacarés entre 2004 e 2005. Hoje a lagoa atrai marrecos e garças, que fazem bonitas evoluções frente aos dois chafarizes que ajudam a oxigenar a água.

4 de nov. de 2011

Entrevista com a população

Questionário
  • Qualidade do lugar;
  • Pontos negativos e positivos;
  • Como solucionar os problemas do local.



Nome: Edivaldo
Profissão: Motorista
"Eu acho que poderia melhorar a segurança colocando grades em volta da lagoa e um posto policial. Ah, poderia também ter mais peixes né!?" (brincou)

Nome: Aldomiro
Profissão: Aposentado
"O lugar aqui é ótimo, mas acho que poderia ter mais segurança e menos trânsito, pois a quantidade de veículos vem aumentando a cada ano e isso colabora com a poluição do local. Acho também, que poderia ter mais eventos publicos, principalmente para a terceira idade."
Nome:  Paulo
Profissão: Comerciante
"O local é ótimo, moro aqui a 20 anos e nao troco por nada, a unica coisa que tenho a reclamar é da segurança que anda muito pouca, como em qualquer lugar. Acho que eles deveriam investir em posto de saúde e policiais, mercadinhos e caixas eletrônicos, pois o acesso a tudo isso é muito demorado e complicado."
Nome: Rosâgela
Profissão: Comerciante
"Não tenho muito o que reclamar, exceto pela mata que é usada por usuários. Acho legal a idéia que colocarem toboágua e atrair famílias. Para meu comércio o turismo é muito bom, então algo que faça com que ele venham até aqui será bem vindo. Falta policiamento, caixa eletrônico e sanemaneto básico, por conta dos novos prédios que estao sendo construídos nas redondezas."
Nome: Márcia
Profissão: Advogada
"Não sou daqui, mas adoro vir e acho o lugar lindo! Algumas pessoas não conhecem pelo fato do acesso ser dificil. É relaxante e você pode ter mais contato com a natureza, sempre que posso venho aqui. Sou contra o turismo, pois acho que com a divulgação aumentará a poluição."
Nome: Francisco
Profissão: Advogado
"Eu adoro esse lugar é muito agradável, de sexta feira sempre saio mais cedo do trabalho e venho para cá relaxar. Não gostaria de ter turistas aqui, pelo mesmo motivo da Márci, e isso acabari com a minha tranquilidade né!?"
Nome: Solange
Profissão: Vendedora
"Acho o lugar lindo, porém precisa de mais segurança, iluminação, e sou sim a favor do turismo, deve ser por que não moro aqui. Acho tudo aqui muito limpo, eu adoro."
Nome: João Batista
Profissão: Aposentado/Pastor
"O recanto é gostoso, mas precisa de mais lazer. É bom para passeios em família, bem iluminado, a cantina daqui vende uma comida muito boa, aqui traz muita alegria. Sem contar que tem muitos peixes para pescar, e agua é tratada. Sabe do que precisava? de mais segurança, mas isso ja está sendo planejado e no final do ano haverá plociais civis, militares e bombeiros. O que acho ruim são os usuário de droga."
Nome: Fernanda
Profissão: Cozinheira
"Lugar tranquilo e muito familiar. Os novos prédios que estao sendo contruidos tem seu lado bom e ruim, como que iram assim melhorar a população ja que haverá mais pessoas. E o lado ruim é o trânsito ja que não tem infraestrutura para isso."

Lendas

  •  A lenda do jacaré:
A Lagoa da Saudade também conhecida como Lagoa do Jacaré, não tem esse nome por acaso. Até hoje muita gente duvida que um jacaré de papo amarelo viveu cerca de oito anos na Lagoa da Saudade.
De vez em quando, o animal resolvia passear pelas redondezas, aonde ele ia em terrenos através de corregos. Em 2004, ele invadiu uma casa em contrução (casa da Bruna).
O Ibama acabou com a festa e mandou o bicho para um zoológico do Rio de Janeiro.
Entretanto há até hoje pessoas que acreditam que nessa lagoa ainda vivem algunas jacarés, dizem até que eles são alimentados e mansos, afinal, crianças sempre nadam por ali e existem muitos pescadores.

  •  A lenda do vulcão
Não é bem uma lenda, porém ainda não foi comprovado. Acredita-se que a muitos anos atrás o leito da lagoa era uma cratera de um extinto vulcão, e ja foi encontrado um minério proveniente de crateras vulcânicas. Até mesmo os pescadores locais dizem que ao centro da lagoa pode chegar até os quatro metros de profundidade.

Lagoa da Saudade 1985


Projeto Sustentável

O projeto sustentável que elaboramos para atrair turistas, trata-se da contrução de uma praça na qual terá melhorias e mais lazer para o local.
Seria um lugar bem iluminado e aconchegante, que teria mais segurança e eventos publicos, desde bailes para da terceira idade até quermesses, sempre buscando atender todas as classes socias e faixas etárias.
Ficaria situado logo a beira da lagoa, contando com grades de proteção e um posto policial. Com o acesso mais facilitado, havendo placas de sinalização.
Contamos com a presença de barraquinhas de comida, feirinha de artesanato e tirolesa,  para  melhorar a qualidade do local.